PAHUMO considera 2018 ano de muitos desafios

Texto de Domingos Nhaúle
domingos.nhaule@snoticicas.co.mz
No presente ano, os moçambicanos vão enfrentar muitos desafios, entre eles, a aprovação do pacote da descentralização, bem como a desmilitarização e reintegração das forças residuais da Renamo nas Forças de Defesa e Segurança. O esclarecimento dos insurgentes que semeiam terror em Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado, é outro desafio, segundo sustentou Cornélio Quivela, líder do Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO) em entrevista ao domingo.
Quivela, que se assume como dirigente da quarta força no xadrez político nacional, entende que a descentralização nos moldes ora em discussão é uma “batata quente” que os moçambicanos têm pela frente, mas não de difícil trato, desde que haja vontade política e respeito à Constituição da República.
Para ele, não basta os acordos verbais que têm sido obtidos a partir do diálogo ao mais alto nível entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Renamo, Afonso Dhlaka-ma, há que transformá-los em lei e para tal é urgente o depó-sito da tal proposta de descen-tralização para a sua discussão e aprovação no Parlamento.
A nossa fonte entende não ser de bom-tom o facto de as duas lideranças estarem a dialogar sem testemunhas para validar e/ou aferir se de facto o pouco que tem vindo a público corresponde aos resultados das discussões.

Editorial

Carreiras dos professores primários e secundários
domingo, 07 janeiro 2018, 00:00
Decididamente, 2018 poderá ser ano memorável para os professores dos ensinos primário e secundário, com a introdução, em breve, de carreiras profissionais, medida... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 600 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador