- Procuradora-Geral, na Assembleia da República

A Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, afirmou esta manhã na Asssembleia da República que o pedido de extradição do antigo ministro das Finanças, Manuel Chang, detido na África do Sul, funda-se na convicção de que o processo que corre nos Estados Unidos não satisfaz os interesses da justiça moçambicana.

OPresidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, na qualidade de Comandante-chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), teve uma deslocação-relâmpago, esta sexta-feira, aos distritos do norte e centro de Cabo Delgado afectados pela acção dos insurgentes armados que semeiam luto e dor naquela região para apresentar à população mais um contingente militar.

O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) prevê inscrever em todo o território nacional 7.341.736 eleitores, durante o recenseamento eleitoral de raiz que arranca amanhã. Este número será adicionado aos 6.824.582 que o foram no ano passado, totalizando 14.166.318 potenciais eleitores previstos para as eleições legislativas, presidenciais, das assembleias provinciais e governadores de 15 de Outubro próximo.

Ricardo Tomás quer recorrer ao “Constitucional” face à possível perda de mandato

O deputado da Assembleia da República (AR) pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM) promete recorrer ao Conselho Constitucional (CC) para a verificação da eventual perda de mandato conforme os argumentos da Comissão Permanente que entende haver pressupostos legais para que tal se concretize, por se ter inscrito como cabeça-de-lista da Renamo para concorrer ao Conselho Autárquico da cidade de Tete, nas eleições de Outubro passado.

A eliminação da proibição de o deputado não concorrer na eleição seguinte se perder o mandato imediatamente anterior constitui uma das inovações introduzidas pelo pacote de descentralização aprovado semana finda pela Assembleia da República (AR). No entanto, mantém-se de pedra e cal o impedimento se ele tiver renunciado ou inscrever-se noutro partido no decurso da legislatura.

Os partidos políticos não estão alheios ao sofrimento da população afectada pelo ciclone Idai na sua passagem pela região central do país. Em entrevista ao domingo as lideranças apelam à solidariedade interna e internacional, envolvimento de toda a sociedade na mitigação dos estragos, bem como à vigilância para que os apoios cheguem aos legítimos beneficiários.

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 63,6 64,83
ZAR 4,56 4,65
EUR 71,57 72,96

11.04.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 169 visitante(s) ligado(s) ao Jornal

+ lidas