Questão prévia: não pode haver discussão em relação ao facto de a cantora Rodhália ter conquistado o prémio de melhor voz, da parada de músicas moçambicanas que a Rádio Moçambique, leva a afeito há cerca de 30 anos, divulgando deste modo, o que o país faz em matéria das artes de cantar, tocar e, digamos, agradar os nossos ouvidos através de diferentes ritmos e melodias que a multiculturalidade que nos é intrínseca exige. Ou há?

Manhã de quinta-feira, 9 horas e 20 minutos. Estava eu vestida de azul e calçada de marrom, caminhando serena, a passos comedidos, em direcção ao supermercado que se localiza a poucos metros do meu local de trabalho, na baixa da cidade de Maputo. Minutos antes, acabara de me distanciar da voz de um admirador de plantão, refastelado num móvel vetusto, de cor preta, que se derretia insistentemente, emitindo elogios fastidiosos em torno da minha figura.

Se se diz que o jornalista é um eterno aprendiz, uma das aulas que tive foi há três semanas, na entrevista com o Doutor Carlos Machili, publicada no dia 18 do Novembro que terminou há dois dias. A grande lição foi ter-me dito, em resposta à minha pergunta quase ingénua sobre a diferença entre a Frelimo e os outros partidos, nomeadamente da oposição moçambicana.

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique

Mais lidas