Aposta na agricultura

A Faculdade de Ciências Agrárias da UniLurio encontra-se no polo de Niassa, no posto administrativo de Unago, a 60 quilometros da cidade de Lichinga. Abriu as suas portas em 2009 na cidade de Lichinga nas instalações do IFAPA enquanto construía o seu campus em Unango, onde o Presidente Samora Machel sonhou em colocar uma cidade.

A faculdade ministra os cursos de Engenharia em Desenvolvimento Rural e Engenharia Florestal, com cerca de 270 estudantes.

Em 2012, passou para o seu campus de Sanga com uma área de 247 hectares. O campus tem residência para todos estudantes, docentes e Corpo Técnico Administrativo. Possui um arboreto para preservar a biodiversidade e realização de aulas práticas.

Para garantir a qualidade de ensino 4 docentes estão em formação no nível de Doutoramento e 9 e de mestrado em diferentes áreas e universidades nacionais e estrangeiras. Quanto a proveniência dos docentes alguns docentes são de nacionalidade portuguesa, cubana e congolesa.

O clima e solos de Unango são favoráveis para a prática da actividade agro-pecuárias. As principais culturas produzidas são o milho, feijões, batata-doce e reno, mandioca, hortícolas; desenvolve-se a criação de gado bovino, caprino e suíno.

PROGRAMA UM ESTUDANTE, UMA FAMILIA

A Faculdade, assiste as famílias rurais noprograma “um estudante uma família” visando trocar experiencia entre o estudante e a família, por outro lado, essa intervenção minimiza o défice de extensionistas na província de Niassa.

Omodelo assemelha-se ao programa Escola na Machamba do Camponês (FFS ou EMC),pois este modelo permite envolver directamente os camponeses e extensionistas nas actividades de pesquisa e de experimentação agrícola no campo, permite aos camponeses aprender a resolver os problemas que enfrentam no seu quotidiano, adquirirem confiança e auto-estima.

As actividades de campo são realizadas duas vezes por ano, sendo, duas semanas em Março e duas semanas em Outubro, dependendo do calendário académico. O estudante participa em todas actividades desenvolvidas pelas famílias, devendo transmitir novas praticas que garantem o aumento da renda e bem-estar da familiar.

Versão-Impressa


Editorial

Sobre as férias judiciais
domingo, 19 março 2017, 00:00
Esta semana correu pelos nossos órgãos de comunicação social a notícia de que as férias judiciais vão ser reduzidas de dois para um mês, uma medida... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 933 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

António Matonse Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador