Mãe, esposa, professora e cantora. Assim se define o rosto da presente edição. Ela chama-se Margarida Lázaro Franca Cae­tano. Vive na vila de Songo, província de Tete. Ela veio ao mundo no dia 12 de Julho de 1986. Formada em Música, trabalha como profes­sora de Música na Escola da Hidroeléctrica de Cahora Bassa.

“Entrei na docência em 2013 e a minha motivação para ensinar assim como cantar a música é o simples gosto que nutro pela música. Sou extremamente mu­sical. Respiro música e tudo à minha volta sabe a mú­sica”.

A paixão não é tudo. Por vezes é preciso que haja um empurrão, correspondência ou quem nos em­preste coragem. Para o caso da professora Margarida, foram duas pessoas. “Tive o apoio de um maestro ‒ Enoque Senda ‒ e da minha irmã mais velha ‒ Elsa Franca. Estas foram as pessoas que me impulsionaram bastante a prosseguir. E há o facto de ter nascido num lar cristão, onde sempre cantei na igreja com os meus pais e irmãs”.

Quando ela não está a cantar, está a leccionar. E no meio disso há desafios. “Leccionar não é fácil. Na área da música temos tido défice de aquisição de instru­mentos para melhor leccionação. Trabalhamos com o que temos e podemos”.

Leia mais...

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique

Mais lidas