A Sociedade do Notícias e o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) assinaram, esta manhã, em Maputo, um memorando de entendimento que estabelece os termos e condições de cooperação com vista à viabilizar a colocação do jornal “Notícias” nas vitrinas das escolas primárias e secundárias do país.

O entendimento insere-se no âmbito do projecto “Uma Escola – Um Jornal”, iniciativa da Sociedade do Noticias e que foi lançadaa 15 de Julho deste ano, na província de Manica, com o objectivo de contribuir para os alunos desenvolverem o hábito de leitura a partir dos jornais e melhorarem a sua capacidade crítica face aos fenómenos nacionais e internacionais colaborando, desta forma, para a formação e elevação da consciência patriótica dos discentes.

Intervindo na cerimónia, o presidente do Conselho de Administração da Sociedade do Notícias, Bento Balói, recordou que mais do que vender jornais a entidade que dirige sente-se com o dever de levar a informação a todos os moçambicanos e, ao mesmo tempo, cultivar o hábito de leitura.

Conforme o ditado ‘de pequeno se torce o pepino’ entramos nas escolas para desenvolver esta estrutura das crianças. Todos sabemos que nos seus conteúdos o jornal “Notícias” prima pelos valores de paz, unidade nacional e construção de uma sociedade orienta para o desenvolvimento económico e social. Pensamos que podemos ajudar na construção do espírito patriótico nas nossas crianças”.

Por seu turno, José Seiuane Júnior, secretário permanente do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano disse esperar que a iniciativa atinja os objectivos preconizados, nomeadamente a promoção e massificação do hábito de leitura e contribuição nos esforços de melhoria da qualidade de ensino no país.

Na mesma ocasião, Seiuane pediu à comunidade empresarial a abraçar o projecto pois “acreditamos que de mãos dadas estaremos envolvidos na causa da Educação do nosso país”.

Referiu, também, que o projecto se enquadra “no vasto conjunto de actividades no plano nacional de acção de leitura e escrita que tem como objectivos melhorar os níveis de aprendizagem e criar condições favoráveis para o desenvolvimento do gosto pela leitura na escola, na família e na comunidade

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique