Os terramotos são tremores que se manifestam na camada superficial da terra. Em caso de ocorrência, há uma série de cuidados a ter em conta. Para quem estiver em edifícios altos, sobretudo nos andares superiores, aconselha-se a não se precipitar escadas abaixo; a não recorrer aos elevadores. O ideal é abrigar-se no vão de uma porta interior, nos cantos das salas ou debaixo de uma mesa ou cama, afastado de janelas e espelhos e de candeeiros pendurados, entre outros móveis ou objectos.

Se estiver na rua, o conselho é que se dirija a um local aberto, com calma e serenidade, longe do mar ou cursos de água. Mas é preciso manter-se afastado dos edifícios (sobretudo dos mais degradados, altos ou isolados), bem como dos postes de electricidade.

Preocupado com o seus estimados leitores, o domingo saiu à rua para medir os seus conhecimentos em torno de cuidados a ter em caso de ocorrência de um terramoto. As respostas vêm em seguida.

Desligar todos os aparelhos de casa

‒ Lourenço Matavel, trabalhador

No caso de ocorrência de um tremor de terra e estando dentro de casa, devemos desligar todos os aparelhos electrónicos para evitar curto-circuitos e devemos nos manter longe dos mesmos.

Caso ocorra estando na rua, o seguro é procurar por um sítio com protecção para nos albergarmos. Mas não podemos ficar debaixo de uma árvore ou de cabos eléctricos.

Evacuar os prédios

‒ Joana Stela, trabalhadora

Pelo que sei, quando ocorre um terramoto, os prédios devem ser evacuados. Mas, estando na rua, as pessoas devem procurar lugares seguros e longe de cabos eléctricos, pois podem criar um curto-circuito.

Não sei o que se deve fazer

‒ Hosdar Custódio, trabalhador

Confesso que, quando ocorre um terramoto, não sei o que se deve fazer, sobretudo se estiver na estrada. Mas caso esteja dentro de casa, penso que devemos ir à rua, pois corremos perigo. Por exemplo, o tecto pode desabar, ou algum objecto cair por cima de nós e causar ferimentos.

Seguro é ficar em lugares abertos

‒ Celeste Macucule, estudante

Uma das medidas imediatas que devemos tomar diante de um terramoto é procurar estar num lugar aberto e longe de circunstâncias que periguem a nossa vida.

Se estivermos num prédio devemos descer imediatamente porque estamos expostos a diferentes situações de risco. Na rua, devemos nos afastar de postes de corrente eléctrica e nos albergarmos em lugares distantes do ponto de origem do terramoto.

 

 

 

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 170 visitante(s) ligado(s) ao Jornal

+ lidas