Terça-feira é feriado. É dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). domingo saiu à rua para saber até que ponto os cidadãos estão a par do significado da data. Uns sabem que é dia das FADM mas poucos se lembram que também se celebra o início da Luta Armada de Libertação de Moçambique.

Sei que é dia das FADM

- Jamal Dino, trabalhador

25 de Setembro é dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). Tão simples quanto (1+1). Agora, confesso que tenho dificuldades em me recordar o que terá acontecido nesse mesmo dia. E nem me lembro da real importância do dia.

Dia da FADM

e início da luta

- Dimas José, trabalhador

Foi o dia em que, em 1964, iniciou a Luta Armada de Libertação de Moçambique. Visava tornar o nosso país independente do colonialismo Português. É uma data importante e que é também conhecida como o dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique; ou seja o dia dos que lutaram para trazer a país ao nosso país.

Não sei o que houve

- Edna Augusto, estudante

Não tenho a certeza do que houve. Não posso arriscar em dizer coisas erradas. É complicado. Mas tenho a certeza de que o dia 25 de Setembro é dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique. Aprendemos na escola.

Dia das FADM

- Jeremias Saute, estudante

É o dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM). Mas, sinceramente, não me lembro porquê desta designação e o que terá acontecido nesta data.

 

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique

Mais lidas