Têm aumentado casos de raparigas que desistem de frequentar a escola. domingo foi à rua para ouvir dos seus leitores como combater este mal.

 

Controlar amizades

‒ Elias Matlombe, técnico das telecomunicações

Para podermos combater a desistência da rapariga na escola temos de controlar as amizades das nossas meninas. Muitas vezes, as más influências levam as crianças para um caminho errado. Então, os pais devem estar atentos às saídas da rapariga, a hora que vão à escola e regressam.

Os encarregados de educação devem abandonar a desculpa de falta de tempo. Devem fazer visitas às escolas, para saber da situação das faltas e, sempre que puderem, acompanhar a rapariga à escola, porque ela precisa de sentir a nossa presença.

Os pais devem ser amigos das filhas

‒ Fernando Mahoche, guia turístico

A melhor solução seria os pais se tornarem amigos das suas filhas, conversando cada vez mais e dedicando mais tempo a elas. Devem procurar saber do que as filhas gostam para suprir as suas necessidades.

Se a rapariga está sendo desviada por outra, as famílias devem conversar e prestarem-se assistência, para que as suas filhas entendam que a escola é importante. Os irmãos mais velhos também devem estar na dianteira, ajudando no que for necessário.

Maior abertura

‒ Fátima Salomão, agricultora

A abertura é a solução para que elas fiquem na escola. Devemos falar com elas sobre a sexualidade e dar a devida educação sobre essa matéria. Quando as raparigas entram nesse mundo sem uma boa preparação facilmente se perdem.

Por outro lado, devemos dar assistência nas actividades escolares, porque, às vezes, passam dificuldades para entender a matéria e nós não nos apercebemos porque não estamos perto.

 

Temos de educar bem

‒ Julieta Mahumane, secretária executiva

A educação é a melhor forma de se evitar esse mal. Se em casa a rapariga tiver uma boa educação, que é a base de tudo, ela nunca pensará em abandonar a escola, porque saberá cedo, o que é importante na vida.

Por outro lado, temos de fiscalizar quando a criança vai à escola, ver o que leva na pasta e procurar saber do seu aproveitamento escolar. Muitas vezes enganamo-nos pensando que basta pagar propinas e mensalidades. Temos de sempre estar lá, educando para que não se desviem do caminho certo.

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique

Mais lidas