Texto de CAROL BANZE

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
 

 Soao som do primeiro ba­tuque; seguem-se as ré­plicas e, enfim, notas altas e graves compõem uma melodia que se alastra pelo ar, sob a batuta de quatro jovens mulheres que, con­comitantemente, entoam um cân­tico em zulu.

Brados intrigantes soltam-se do interior de uma palhota, a metro e pouco do palco preparado para re­ceber personalidades do além.Muhlahle e Ntavene, duas matswasanas (aprendizes da me­dicina tradicional), lindas e jovens mulheres, irrompem palhota afora, de cajados e txowas (artefacto em forma de chicote feito de rabo de cavalo) em mãos e fazem a volta ao quintal que acolhe duas residências: uma, que hospeda habitantes como a gente, e outra, a figuras ocultas. 


A nossa reportagem, ardilo­samente posicionada, irradia, de segundo a segundo, um olhar por todos os cantos, iniciando a pintura de uma tela cujas figuras principais se demarcam pelo desdobramento de personalidade.

 

 

 Muhlahle e Ntavene apa­recem enformadas de carne e osso, em corpos emprestados. A todo momento emitem sons em idiomas desconhecidos por nós e pela maioria dos espectadores; tremelicam, erguendo os om­bros num movimento de baixo para cima; dançam… Os passos são cadenciados, marcados por pura elegância.

Os seus olhares não se cru­zam com os nossos. São per­didos, mas ao mesmo tempo achados pela premente intenção de dizer a que vieram em forma de “espírito”.

Leia mais...

 
Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique