A ocupação de passeios por automobilistas e comerciantes informais já é uma realidade na cidade de Maputo. Na esteira desse imbróglio, domingo saiu à rua para saber dos seus leitores o que acham da apropriação. Todos dizem ser um acto que dificulta a vida dos munícipes e defendem a mão dura das autoridades municipais.

Dificultam a vida do peão

-Francisco Leonardo, promotor de Vendas

Penso que a ocupação dos passeios por parte dos vendedores informais é um mal que devemos combater. Mas a questão dos carros que são estacionados nos passeios é mais grave ainda, pois estes dificultam a vida do peão. Parece algo que não muda nada na nossa estadia a cidade, mas eles estacionam mal suas viaturas e fazem com que o simples cidadão seja atropelado, pois é obrigado a entrar na faixa de rodagem.

Como solução, sugiro mais atitude por parte das autoridades municipais. Temos de dar tolerância zero para este acontecimento. Uma educação de como estacionar bem seria parte das soluções. As bermas foram feitas para eles e cada um deve ficar no seu espaço.

Devem ser multados

- Luís Lopes, funcionário público  

É uma situação bastante complicada e que se deixou alastrar de forma desorganizada ao nível da cidade de Maputo. Há muito que não se faz nada para se contornar a situação e isso foi aumentando a cada dia. Na verdade, essa situação, ao invés de ser combatida, devia ter sido evitada logo no início, quando começou se a notar que a população estava a aumentar na cidade.

Há uma necessidade de se criar políticas para se controlar os automobilistas. Os parques podiam ser uma boa solução, mas não sabemos onde podem ser construidos, porque a cidade já nem tem espaço.

Um mal a combater

- Helena Munguambe, funcionária do Porto de Maputo

Assim que nos ocupam passeios, para andar já é complicado. Veja que temos de passar entre os carros e andamos a limpar esses veículos com nossa roupa. Precisamos estar a vontade e não corrermos risco de ser atropelados ao invadirmos a estrada.

Não sei que tipo de soluções devemos inventar, porque já temos muitos parques, mesmo aqui no Banco de Moçambique, no Porto de Maputo, só para ter uma ideia. Esperamos mais intervenção por parte das autoridades.

O município tem que intervir

-Acácio Guambe, gestor de Recursos Humanos

Quando viemos a cidade e temos dificuldades para circular, porque alguém montou uma banca ou estacionou sua viatura em local impróprio, começamos a perceber que esta situação já é alarmante, pois dificulta a circulação, o que acaba nos colocando em perigo, já que temos que invadir a estrada. Como consequência, sofremos acidentes que podiam ser evitados.

Como solução, as autoridades municipais devem construir parques, mesmo porque ainda é possível. Os exemplos são vários de parques contruídos nos prédios. Também devem olhar para espaços aos vendedores informais.

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique