O Zimbabwe encaixou 11 biliões de dólares norte-americanos em investimento directo estrangeiro nos últimos cinco meses depois da saída de Robert Mugabe, anunciou semana passada o Presidente EmmersonMnangagwa, num encontro com autoridades tradicionais.

Falando perante líderes tradicionais zimbabweanos, que são cruciais na determinação da tendência do voto, Mnangagwa procurou assegurar que a nação estava em boas mãos, tendo a sua administração conseguido atrair 11 biliões de dólares em investimento directo estrangeiro como corolário das reformas em curso. A meta é atingir níveis aceitáveis de rendimento até ao ano 2030.

O Presidente zimbabueano conversou com os líderes tradicionais durante uma cerimónia de distribuição de viaturas para novos chefes da administração local, a quem anunciou igualmente que o Governo estava a trabalhar no sentido de resolver o problema de falta de massa monetária no país.  

“De agora em diante, meus chefes tradicionais, podemos apanhar sono tranquilo, pois o país está em boas mãos. Acredito também que as comunidades lideradas por vocês estão igualmente em boas mãos. Seria muito mau se o país estivesse em boas mãos, mas as comunidades não” – rematou o novo Chefe do Estado do Zimbabwe.

O Chefe de Estado reconheceu, por outro lado, que as comunidades ainda se ressentem da falta de liquidez monetária, incluindo a falta de divisas. Para fazer face a estas dificuldades, o Governo de Mnangagwa está a implementar um cocktail de reformas, sobretudo visando tornar Zimbabwe num local propício para o negócio, o que, nas palavras de Mnangagwa, passa pela participação activa dos líderes tradicionais. De referir que o Zimbabwe valoriza o papel dos chefes tradicionais em conformidade com o preceituado na respectiva Constituição da República e na passada quarta-feira o Presidente da República disponibilizou viaturas a 84 dos 281 chefes. Outros 124 chefes, distribuídos por várias partes do país, vão receber brevemente as suas viaturas de serviço. Paralelamente, estes chefes vão ter os seus honorários também revistos até Junho.

Leia mais...

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique