EROSÃO: Conviver com o perigo sem poder fazer nada

Texto de Ibraimo Assamo

A cidade de Xai-Xai está a ser cada vez mais consumida pela erosão, fenómeno que se regista com incidência nos bairros 8, 9, 10 e 11. Os munícipes lançam grito de socorro ao município, mas este diz não estar em condições de estancar este mal, por falta de dinheiro. Há muito que a cidade de Xai-Xai vem se debatendo com o problema de erosão, sobretudo na zona alta. Porém, recentemente o fenómeno ganhou contornos preocupantes, devido às chuvas, colocando à prova a capacidade de reacção do município.

O desespero tomou conta dos citadinos desta urbe, visto que aos seus olhos não há solução à vista, muito embora as suas lamúrias sejam já do conhecimento do município, entidade que na sua óptica deve combater a erosão.

Enquanto o Conselho Municipal não satisfaz as suas inquietações, os citadinos tentam “fintar” a natureza, missão que nalgum momento se afigura difícil, considerando que a chuva continua a cair. As pessoas usam sacos de areia para mitigar o fenómeno.

 

Basta visitar alguns bairros da urbe para perceber que o cenário é crítico, situação que poderá agudizar-se nos próximos dias, com a chegada da época chuvosa, mormente entre Janeiro e Março.

Leia mais...

Editorial

Assim também não!
domingo, 22 abril 2018, 00:00
Começa a ser preocupante a maneira como gente estranha ao sector da Saúde, vezes sem conta, passeia-se à vontade, nas nossas unidades sanitárias; sobretudo quando estas... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 589 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador