Política

Desporto

    Nacional

      Sociedade

        Economia

        Cultura

          Mais lidas

          Câmbio

          Moeda Compra Venda
          USD 59,96 61,15
          ZAR 4,17 4,25
          EUR 68,7 70,06

          19.10.201Banco de Moçambique

          Bula-bulagosta muito de histórias. A lenda Ícaro, por exemplo, é uma delas. Como se sabe, estando preso, junto com o seu pai, na ilha de Creta, Ícaro e o pai construíram asas artificiais a partir da cera do mel de abelhas e penas de gaivotas, moldando-as com as mãos para ficar como asas de verdade. Dessa forma conseguiu fugir. Antes, porém, alertou ao filho que não voasse muito perto do Sol, para que esse não pudesse derreter a cera das asas, e nem muito perto do mar, pois esse poderia deixar as asas mais pesadas. No entanto, Ícaro não ouviu os conselhos do pai e, tomado pelo desejo de voar próximo ao Sol, acabou por se despenhar e caiu no mar Egeu.

          Vem este emaranhado mitológico por causa da cena da LAM. A semana passada, os pássaros de metal ficaram em terra. Não alçaram voo como é de praxe e, sabe-se, que os ter em terra é extremamente caro. Ou seja, os aviões foram feitos para ficar no ar.

          Agora, onde entra Ícaro nessa confusão?

          Simples. Quem tinha por obrigação pôr os aviões no ar esqueceu-se dos conselhos de Dédalo: isto é, deslumbrado por não se sabe o quê, andou lá próximo do sol e “catrapuz” acabou com os burros na água.

          Há séculos que o zé Povinho se queixava da qualidade de serviços da nossa companhia aérea. Eram os atrasos constantes, a qualidade dos lanches, entre outras coisas, incluindo as violações recorrentes das bagagens. Sinais mais do que claros de algo ia mal naquela casa. LAMentável constatação.

          Leia mais...