Política

    Desporto

    Nacional

      Economia

        Cultura

          Câmbio

          Moeda Compra Venda
          USD 58,6 59,76
          ZAR 4,06 4,14
          EUR 67,41 68,76

          21.08.201Banco de Moçambique

          Texto de Bento Venâncio

          This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

          -Setina Titosse, ex-PCA e Milda Cossa, sua assistente pessoal, trocam acusações em torno de uso de cartões na golpada

          Peritos vão passar a pente fino relatórios financeiros do FDA e do Tribunal Administrativo na busca da verdade material no caso de descaminho de fundos (170 milhões de Meticais), num megaprocesso em que foram constituídos 24 arguidos. As sessões estão suspensas até 1 de Novembro próximo.

          Na berlinda está a avaliação técnica de contas submetidas ao tribunal pelo FDA e pelo Tribunal Administrativo, e o objectivo é avaliar mérito de despesas individualmente realizadas em torno da matéria que consta dos autos.

          A Comissão de Peritos será constituída por quadros do Ministério da Economia e Finanças que terão uma palavra a dizer antes das alegacões finais, previstas para breve.

          O julgamento caminha para a recta final, após acaloradas acareações entre réus e declarantes durante a semana que ontem findou, que apontaram, no essencial, para Setina Titosse, ex-PCA do FDA como elemento-chave na consumação da golpada, auxiliada neste papel por Milda Cossa, sua assistente pessoal.

          Refira-se que o Ministério Publico deduziu para Setina Beatriz Titosse 18 crimes de corrupção passiva para acto ilícito: 19 burla por defraudação;19 de abuso de cargo ou função; 7 crimes de pagamento de remunerações indevidas;15 de branqueamento de capitais; 1 de associação para delinquir, na forma continuada e outro peculato.

          Sobre Milda Félix Manganhe Cossa recaem a acusação de 19 crimes de burla por defraudação; 15 crimes de branqueamento de capitais e 1 crime de associação para delinquir, na forma continuada.