Em Foco

Camponeses recebem sementes de soja e girassol

Um total de 6800 camponeses das províncias da região centro, nomeadamente, Sofala, Manica e Zambézia, estão a receber, desde a última quinta-feira, sementes de soja e girassol para a presente campanha agrícola.

A acção é levada a cabo pelo Grupo Maeva, no âmbito da sua estratégia com vista a garantir matéria-prima por forma o reduzir os custos de importação.

A campanha vai beneficiar 1700 camponeses da província de Sofala, 2300 Zambézia, e o restante grupo é da província de Manica.

A administração daquela empresa produtora de óleo e sabão, tenciona nos próximos anos adquirir 65 por cento de matéria-prima internamente. Para o efeito, nesta campanha dispõe cerca de 10 toneladas de sementes híbridas.

Em simultâneo está em processo a abertura de machambas nos distritos de Monapo e Ribaué, província de Nampula.

O director executivo do Grupo Maeva, Daniel Mondlane, disse há dias que já houve encontro com os governos locais e estes estão a identificar os espaços onde a actividade pode ser desenvolvida.   

Actualmente, cerca de 75 por cento da sua matéria é importada, facto que preocupa os gestores . Para fazer face a esta situação foi acordado com os camponeses para passarem a produzir soja e girassol, para posterior venda ao Grupo Maeva .

O nosso entrevistado referiu que brevemente uma equipa daquela empresa vai escalar a província de Niassa onde pretende abrir outros campos de cultivo de soja e girassol até próximo ano, 2018.

“Neste momento estamos a trabalhar nas províncias de Maputo e Inhambane, para além daquelas três da região centro. Ainda não estamos satisfeitos, por isso estamos a monitorar a situação por forma a expandirmos a nossa actividade para a região norte. Acreditamos que estamos num bom caminho porque as informações que recebemos dão conta que há um plano de fomento de soja e girassol, apontou. 

Versão-Impressa


Editorial

Sobre as férias judiciais
domingo, 19 março 2017, 00:00
Esta semana correu pelos nossos órgãos de comunicação social a notícia de que as férias judiciais vão ser reduzidas de dois para um mês, uma medida... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

António Matonse Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador