Em Foco

ESTADO DA NAÇÃO: Paz efectiva está para breve

Texto de Domingos Nhaúle
domingos.nhaule@snoticicas.co.mz
O Presidente da República, Filipe Nyusi, instou os deputados da Assembleia da República e os moçambicanos, em geral, a não olvidar o papel do líder da Renamo, Afonso Dhlakama, na preservação da paz, fruto do diálogo que ambos vêm mantendo desde que assumiu os destinos do país em 2015 e de que resultou a trégua nas hostilidades militares que dura há um ano. Com este apelo, Filipe Nyusi conseguiu arrancar aplausos da bancada parlamentar da Renamo na Assembleia da República (AR).

Com o efeito, Nyusi destaca-se como o pioneiro dos aplausos da oposição no caso concreto da Renamo, desde a implementação da democracia multipartidária e a entrada em funcionamento do Parlamento multipartidário em 1994, o que deixou boquiaberta a plateia constituída por convidados, entre eles, membros do corpo diplomático e líderes das confissões religiosas.   

Discursando semana finda no Parlamento por ocasião do seu terceiro informe sobre o Estado Geral da Nação, o Chefe do Estado sublinhou que, a avaliar pelos últimos contactos ao mais alto nível e os avanços nas comissões de trabalho encarregues de discutir matérias relacionadas com o pacote legislativo, descentralização e questões militares, a paz efectiva e duradoira está para breve.

Na ocasião, o Presidente da República fez questão de sublinhar que fazia uma radiografia da nação que se guiava pela verdade, sem demagogia, expondo as realizações sem tentar encobrir o que foi feito e o quanto falta por fazer. 

Leia mais...

Editorial

Assim também não!
domingo, 22 abril 2018, 00:00
Começa a ser preocupante a maneira como gente estranha ao sector da Saúde, vezes sem conta, passeia-se à vontade, nas nossas unidades sanitárias; sobretudo quando estas... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador