Empresas perdem dinheiro por falta de certificação

Texto de Idnórcio Muchanga
idnórcio.muchanga@snoticias.co.mz
Moçambique continua com um número reduzido de Pequenas e Médias Empresas (PME) com certificação de qualidade, instrumento que as permitiria prestar serviços às multinacionais e exportar os seus produtos para um mercado internacional cada vez mais exigente.

O presidente da Associação das Pequenas e Médias Empresas (APME), Inocêncio Paulino, disse que o país possui apenas trinta empresas certificadas, cifra muito baixa se comparada com a média da região Austral, onde há países cujo nível de certificação atinge 98 por cento.

Este cenário tem estado a afectar as exportações e prestação de serviço às multinacionais. Aliás, há dias um grupo de empresários da Ilha Reunião visitou Moçambique e, como resultado da interação com o empresariado local, interessou-se por certos produtos, com destaque para pavês.

No entanto, os empresários moçambicanos não conseguem exportar as mercadorias em causa por falta de certificação de qualidade.

Os agentes económicos moçambicanos alegam a falta de condições, a crise financeira e o elevado custo para obtenção deste certificado.É triste não poder colocar os produtos no mercado internacional por falta deste instrumento. Noutros países, logo que as empresas são criadas, um dos passos seguintes é a certificação, lamentou.

 

Para inverter o cenário, Inocêncio Paulino garantiu que a associação está a trabalhar em coordenação com parceiros para o aumento do número das PME certificadas.

Leia mais...

Editorial

Carreiras dos professores primários e secundários
domingo, 07 janeiro 2018, 00:00
Decididamente, 2018 poderá ser ano memorável para os professores dos ensinos primário e secundário, com a introdução, em breve, de carreiras profissionais, medida... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 333 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador