UP celebra 30 anos de forma artística

A Universidade Pedagógica (UP) está a celebrar trinta anos de existência. Para comemorar a efeméride inaugurou há dias, na Mediateca do Banco Comercial de Investimentos (BCI), uma exposição intitulada “Expo UP 30 anos”.

A ser vista até o próximo dia 12 do mês em curso, a mostra exibe uma parte do percurso histórico e académico da UP dando a conhecer o que é feito por aquela instituição, tendo em conta a sua dimensão em termos de património, ensino, pesquisa e extensão.

Os materiais exibidos apresentam obras de enfoque didáctico-artístico e estão organizados em duas áreas, a primeira é composta por fotografias e a segunda, por obras de carácter didáctico-artístico, tais como esculturas, cerâmica, pinturas, ilustrações, desenhos de observação, entre outros.    

Na ocasião do lançamento , Paulo Sousa, Presidente do Conselho Executivo do BCI, disse ser um privilégio acolher uma exposição que retrata, em miniatura,a história daUP e as acções que vem desenvolvendo ao longo destes anos. “Também é uma expressão de reconhecimento dos serviços prestados por nossa instituição à cultura moçambicana”

Por sua vez, Rogério Utui, Reitor da UP,  disse que a exposição pretende ser “uma montra do longo percurso de criação, aprendizagem, desenvolvimento e transformação traduzido em imagens, objectos artísticos com uma poética própria aliada ao jogo visual inspirado no fazer académico e artístico imbuído do “espírito de identidade” upeniana no estar e no fazer educacional, no qual a techné nos sugere novos horizontes recheados de desafios e sucessos do presente e do futuro”.

A UP foi a primeira Universidade a ser criada após a Independência. Está presente em todo o país e conta com sete faculdades e duas escolas superiores. Fundada a 4 de Dezembro de 1985 como Instituto Superior Pedagógico (ISP), a instituição conta, actualmente, com 53 mil estudantes.

     

 

 

Editorial

A (in)verdade desportiva
domingo, 15 outubro 2017, 00:00
As notícias que nos chegam do Norte do país futebolístico não abonam a nosso favor. Depois de muitas denúncias e acusações não esclarecidas com... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 449 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador