O sistema de Poupança e Crédito Rotativo (PCR) ou Acomullating, Saving and Credit Associations (ASCA) é uma técnica económica que tanto pode funcionar no meio rural ou urbano, 

com bancos ou longe deles, desde que haja um pequeno grupo de indivíduos interessados em promover o seu desenvolvimento social e económico através de poupanças.

Para começar, é feita a eleição dos elementos que vão gerir a agremiação, nomeadamente um supervisor, dois caixas e dois conferentes que vão fazer os registos dos valores que entram e saem. Tais registos devem ser feitos em cadernos separados, havendo casos em que cada membro fica com um caderno para o seu registo particular, cujo conteúdo deve ser “aprovado” pelos conferentes, supervisor e caixas.

De seguida, e ainda na reunião constituinte, de forma democrática, todos decidem qual deve ser o valor de quota social permanente que deverá ser desembolsada obrigatoriamente por todos a cada encontro, fora das poupanças. Por outro lado, é definido o valor que deve ser cobrado como multa de atraso ou falta.   

No final de cada período de actividade (semana ou mês, dependendo do negócio ou actividade que os membros do grupo desenvolvem), a colectividade reúne para realizar a operação de poupança, sendo que em primeiro lugar é recolhido o valor da quota social e depois o que cada um pretende depositar

O passo seguinte é somar os valores que foram registados nos cadernos (em separado), anunciar o resultado e só depois contar o dinheiro propriamente dito e a soma do que consta nos cadernos deve ser igual ao que está em caixa. Só assim é que a parte referente à poupança encerra.

De seguida, os membros interessados podem solicitar créditos que devem ser restituídos num prazo de um, dois ou três meses (dependendo do acordo firmado pelo grupo) acrescido dos respectivos juros, que também são determinados pelo colectivo. 

Ao final de cada mês, estas operações se repetem obedecendo ao mesmo ritual, com os atrasados a serem multados, a quota social a ser paga obrigatoriamente, os depósitos a serem feitos em função dos rendimentos individuais e os créditos a serem concedidos mediante a capacidade de endividamento individual.

Ao final de 12 meses de PCR, o grupo reúne para o fecho do ciclo e cada um recebe o valor correspondente à poupança realizada ao longo do ano. Quem poupou mil meticais por mês, irá receber os seus 12 mil meticais acrescidos de juros, e por aí em diante, pelo que quanto maior é a poupança, maiores serão os ganhos.

Opinião

INSULTO E CRIME À CULTURA DOS “VA TXOPI”

Pela sua malícia, será lançado fora o ímpio” Pv 14:32

O COMERCIANTE DE RATOS

As férias vão-nos trazendo novidades. Ainda não chegaram ao fim, mas prometem muito mais.Numas regiões  admoestam-me por me expor demasiado àquilo que consideram condições inadequadas de transporte e alojamento.

DOS CANGACEIROS AOS HOMENS ARMADOS DA RENAMO

“O ladrão não vem, senãopara roubar, matare destruir” João 10:10

Opulência em tempo de crise

Quando ouvi o governador de Nampula a afirmar que o distrito de Lalaúa havia atingido uma produção quase histórica na campanha agrícola ora terminada, não me tinha impressionado à primeira, porque aquele distrito está habituado a ter os seus celeiros repletos de produtos agrícolas que apodrecem, ano após ano, por falta de escoamento dos seus excedentes para os mercados consumidores daquilo que sai das mãos laboriosas daquela população.

Tabelas de Preços

Pub

Taxas de Câmbio do Dia

Países Compra Venda
Estados Unidos 64,84 64,94
Botswana 5,96

5,97

Àfrica do Sul 4,44 4,45
Swazilândia 4,44 4,45
Mauricias 1,84 1,84
Meticais por 1000 Unidades de Moeda
Malawi 92,00 92,14
Tanzânia 29,68 29,72
Zâmbia 6,47 6,48
Zimbabwe 171,53

171,80

Japão 539,84 540,76
Meticais por Unidades de Moeda
Brasil 14,79 14,80
Canada 41,54 41,59
China 8,14 8,15
Dinamarca 8,05 8,06
Inglaterra 75,77 75,85
Noruega 6,49 6,50
Suécia 6,55 6,56
Suíça 54,77 54,83
União Europeia 59,89 59,95

Fonte: Banco de Moçambique

Temos 240 visitantes ligados ao Jornal Domingo.

Pub