Um ano após a introdução do selo de certificação fiscal, a Autoridade Tributária de Moçambique (AT) revela que melhorou a arrecadação do Imposto de Consumo Específico (ICE) referente ao tabaco manufacturado e bebidas alcoólicas, com destaque para as espirituosas e vinhos.

Os ataques protagonizados por homens armados em alguns distritos do Norte da província de Cabo Delgado, incluindo Palma, não vão afectar o calendário da implementação do projecto de construção das plantas de processamento do gás natural da Área1 da bacia do Rovuma, cujo consórcio é liderado pela Anadarko.

A Bolsa de Mercadorias de Moçambique (BMM) está em processo de reestruturação com vista a responder ao propósito para o qual foi criada, que é ligar o pequeno produtor à comercialização, com preços justos e assim acabar com alguns desmandos que têm acontecido. Este processo passa pela introdução de leilões de mercadorias que se espera que aconteça a partir do próximo mês de Abril.

Moçambique tem as portas escancaradas para exportar o que quiser para a Índia, sem pagar tarifas, menos álcool e tabaco. Mas tudo o que vai daqui para aquele país asiático é algodão, castanha de caju e feijão bóer quando, só no domínio dos feijões, os indianos estão a espera de cinco variedades que se produzem por aqui. 

Actores do sistema financeiro moçambicano, nomeadamente os bancos comerciais, antevêem, para 2019, uma continuidade da melhoria do comportamento dos indicadores macroeconómicos, o que tornará o país mais atractivo ao Investimento Directo Estrangeiro (IDE).

Page 1 of 2
Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique