Texto de Abibo Selemane
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
O treinador Victor Matine vai treinar, na próxima época futebolística, a Universidade Pedagógica (UP) de Manica. O contrato está bem encaminhado, faltando apenas a transferência do técnico da cidade da Beira para Chimoio. O presidente do clube, Charnaldo Ndaipa, diz que a aposta é ocupar os lugares cimeiros na classificação geral do “Moçambola”.

A UP, representante da província de Manica no próximo “Moçambola”, é o vencedor da divisão de honra, zona Centro, edição 2017, o que lhe valeu o apuramento para o convívio dos grandes do futebol nacional. Para trás deixou equipas como Têxtil de Púnguè, Sporting da Beira e Ferroviário de Quelimane.

A formação está no futebol desde o ano de 2015. Na altura, o plano da direcção era disputar o campeonato provincial e regional, enquanto se preparava para o campeonato nacional.

Os planos indicavam que a equipa só poderia estar na prova máxima a partir de 2020. Para o efeito, foram contratados alguns estudantes que estão a frequentar o nível superior na UP, Universidade Católica, UNIZAMBEZE, entre outras.

Foram ainda recrutados jovens que tinham feito o nível médio e que não estavam a conseguir ingressar no ensino superior por falta de condições financeiras. Todos receberam bolsas de estudos válidas por quatro anos.

No entanto, o empenho dos jogadores contrariou os planos da direcção, pois dois anos depois da sua integração no futebol o conjunto conseguiu apurar-se para o campeonato nacional.

A direcção da colectividade entende que este resultado está relacionado com o facto de o conjunto ter comungado os mesmos ideais desde 2015.

A estratégia de montar um conjunto formado apenas por estudantes visava dignificar a instituição, visto que ela está vocacionada para a formação de quadros superiores.

Leia mais... 

 

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique