FM Xadrez não justificou financiamento do Governo

A Federação Moçambicana de Xadrez pode perder o financiamento do Governo para o ano 2017, por falta de justificativos de cerca de 600 mil meticais disponibilizados pelo Fundo de Promoção Desportiva (FPD) no ano passado, 2016.

O FPD está em processo de encerramento de contas de 2016 e enviou recentemente cartas às federações nacionais que ainda não justificaram na totalidade o valor disponibilizado ano passado.

Desse conjunto de federações pontifica a de xadrez, a qual manifesta dificuldades de justificar cerca de 600 mil meticais, com o argumento de “estar difícil localizar a antiga presidente, Selma Simango”.

Selma Simango entregou recentemente as pastas ao novo presidente da federação, Domingos Langa, num processo faseado, que ainda não abrangeu os documentos financeiros.

O domingo apurou que o FPD determinou um prazo de cinco dias para a federação justificar-se, sob o risco de não ser contemplada no orçamento deste ano.

Entretanto, a sede da Federação de Xadrez está a cair aos pedaços e a meter água por todos os lados, como resultado da sua má conservação nos últimos anos. O tecto está a ceder, os sanitários há muito que não funcionam devidamente e a parte externa onde já funcionou um centro social está subaproveitada.

No local constatámos que parte das instalações foi arrendada para o funcionamento de duas oficinas, uma de serralharia e outra de serigrafia. Segundo apurámos, a ideia era aplicar o dinheiro dos arrendamentos na manutenção do imóvel, o que não aconteceu.

A casa onde funciona a Federação de Xadrez é propriedade do Estado. As imagens de Inácio Pereira ilustram o estado de degradação do imóvel.

Versão-Impressa


Editorial

Sobre as férias judiciais
domingo, 19 março 2017, 00:00
Esta semana correu pelos nossos órgãos de comunicação social a notícia de que as férias judiciais vão ser reduzidas de dois para um mês, uma medida... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 923 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

António Matonse Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador