FM Xadrez não justificou financiamento do Governo

A Federação Moçambicana de Xadrez pode perder o financiamento do Governo para o ano 2017, por falta de justificativos de cerca de 600 mil meticais disponibilizados pelo Fundo de Promoção Desportiva (FPD) no ano passado, 2016.

O FPD está em processo de encerramento de contas de 2016 e enviou recentemente cartas às federações nacionais que ainda não justificaram na totalidade o valor disponibilizado ano passado.

Desse conjunto de federações pontifica a de xadrez, a qual manifesta dificuldades de justificar cerca de 600 mil meticais, com o argumento de “estar difícil localizar a antiga presidente, Selma Simango”.

Selma Simango entregou recentemente as pastas ao novo presidente da federação, Domingos Langa, num processo faseado, que ainda não abrangeu os documentos financeiros.

O domingo apurou que o FPD determinou um prazo de cinco dias para a federação justificar-se, sob o risco de não ser contemplada no orçamento deste ano.

Entretanto, a sede da Federação de Xadrez está a cair aos pedaços e a meter água por todos os lados, como resultado da sua má conservação nos últimos anos. O tecto está a ceder, os sanitários há muito que não funcionam devidamente e a parte externa onde já funcionou um centro social está subaproveitada.

No local constatámos que parte das instalações foi arrendada para o funcionamento de duas oficinas, uma de serralharia e outra de serigrafia. Segundo apurámos, a ideia era aplicar o dinheiro dos arrendamentos na manutenção do imóvel, o que não aconteceu.

A casa onde funciona a Federação de Xadrez é propriedade do Estado. As imagens de Inácio Pereira ilustram o estado de degradação do imóvel.

Versão-Impressa


Editorial

O que fazer com tanta madeira apreendida?
domingo, 23 abril 2017, 00:00
O Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) desencadeou há poucos meses uma mega-operação de fiscalização das áreas de corte,... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 206 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador