CAN começa sábado no Gabão

A fase final do Campeonato Africano das Nações em futebol (CAN) 2017 começa a ser disputada próximo sábado, em Libreville, no Gabão, com a selecção anfitriã a receber a estreante Guiné-Bissau.

A selecção gabonesa, que tem como principal jogador Pierre-Emerick Aubameyang, do Borussia Dortmund, foi eliminada na primeira fase da última edição e surge com objectivo de conquistar o título pela primeira vez na sua história.

O país, que já sediou a competição em 2012, junto com a Guiné Equatorial, encontra-se numa situação política instável desde a reeleição controversa do presidente Ali Bongo, em Agosto passado. Todavia, a Confederação Africana de Futebol (CAF) indicou que estão criadas todas as condições para o êxito da competição.

As dezasseis selecções apuradas foram divididas por quatro grupos. A CAF determinou que o Grupo “A” estará sediado em Libreville, o Grupo “B” em Franceville, o Grupo “C” em Oyem e o Grupo “D” em Port Gentil.

No Grupo “A” teremos Gabão (selecção anfitriã), Burkina Faso, os tetracampeões Camarões e a selecção estreante Guiné-Bissau. 

Apesar de todos os grupos parecerem muito equilibrados, o Grupo “B”, constituído por Tunísia, Argélia, Senegal e Zimbabwe, é considerado o “Grupo da Morte”. A Argélia é tida como uma das favoritas neste torneio graças ao seu talentoso ataque formado por Mahrez, Slimani, Feghouli e Brahimi.

 

No Grupo “C” teremos o reencontro de Hervé Renard, agora seleccionador de Marrocos, com a Costa do Marfim, equipa com quem venceu o título em 2015. Fazem ainda parte deste grupo as selecções nacionais do Togo e RD Congo. Mesmo sem clube, Emmanuel Adebayor foi convocado para liderar o conjunto do Togo.

 

Já no Grupo “D”, o Gana irá enfrentar adversários já conhecidos: Egipto e Uganda. Estas três selecções estão no mesmo grupo de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2018. A outra equipa que completa este grupo é o Mali.

De realçar que o Egipto, ausente da prova, foi sete vezes campeão africano e que o Uganda voltou aos grandes palcos depois de 38 anos, tendo em conta que a última vez que se qualificou para o CAN foi em 1978.

O campeão disputará a Copa das Confederações, na Rússia, junto com o país-sede, a Alemanha, o Chile, Portugal, México, Austrália e Nova Zelândia.

Versão-Impressa


Editorial

Aprendizagem, amizade união e competição
domingo, 16 julho 2017, 00:00
Arrancou sexta-feira última na cidade de Xai-Xai, num ambiente desusado, cheio de cor, luz e alegria, a 13.ª Edição do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares Gaza... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 269 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador