CAN começa sábado no Gabão

A fase final do Campeonato Africano das Nações em futebol (CAN) 2017 começa a ser disputada próximo sábado, em Libreville, no Gabão, com a selecção anfitriã a receber a estreante Guiné-Bissau.

A selecção gabonesa, que tem como principal jogador Pierre-Emerick Aubameyang, do Borussia Dortmund, foi eliminada na primeira fase da última edição e surge com objectivo de conquistar o título pela primeira vez na sua história.

O país, que já sediou a competição em 2012, junto com a Guiné Equatorial, encontra-se numa situação política instável desde a reeleição controversa do presidente Ali Bongo, em Agosto passado. Todavia, a Confederação Africana de Futebol (CAF) indicou que estão criadas todas as condições para o êxito da competição.

As dezasseis selecções apuradas foram divididas por quatro grupos. A CAF determinou que o Grupo “A” estará sediado em Libreville, o Grupo “B” em Franceville, o Grupo “C” em Oyem e o Grupo “D” em Port Gentil.

No Grupo “A” teremos Gabão (selecção anfitriã), Burkina Faso, os tetracampeões Camarões e a selecção estreante Guiné-Bissau. 

Apesar de todos os grupos parecerem muito equilibrados, o Grupo “B”, constituído por Tunísia, Argélia, Senegal e Zimbabwe, é considerado o “Grupo da Morte”. A Argélia é tida como uma das favoritas neste torneio graças ao seu talentoso ataque formado por Mahrez, Slimani, Feghouli e Brahimi.

 

No Grupo “C” teremos o reencontro de Hervé Renard, agora seleccionador de Marrocos, com a Costa do Marfim, equipa com quem venceu o título em 2015. Fazem ainda parte deste grupo as selecções nacionais do Togo e RD Congo. Mesmo sem clube, Emmanuel Adebayor foi convocado para liderar o conjunto do Togo.

 

Já no Grupo “D”, o Gana irá enfrentar adversários já conhecidos: Egipto e Uganda. Estas três selecções estão no mesmo grupo de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2018. A outra equipa que completa este grupo é o Mali.

De realçar que o Egipto, ausente da prova, foi sete vezes campeão africano e que o Uganda voltou aos grandes palcos depois de 38 anos, tendo em conta que a última vez que se qualificou para o CAN foi em 1978.

O campeão disputará a Copa das Confederações, na Rússia, junto com o país-sede, a Alemanha, o Chile, Portugal, México, Austrália e Nova Zelândia.

Versão-Impressa


Editorial

Boas notícias
domingo, 21 maio 2017, 00:00
A semana que ontem terminou foi fértil em acontecimentos. Por essa razão, decidimos não nos debruçar apenas sobre um e único tema neste Editorial, como é nosso... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 346 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador