“MOMENTS OF JAZZ”: Um palco, três monstros

Jimmy Dludlu, Norman Brown e João Cabral vão provocar um terramoto musical quando na próxima sexta-feira, dia 24 de Março, protagonizarem mais um “Moments of Jazz”. Afinal são três virtuosos guitarristas que, cada um à sua maneira, encontram no jazz mote para verdadeiras proezas musicais.

A BDQ Concertos,produtora do concerto, assegurou ao domingo que todas as condições logísticas, de palco, som e luz estão já garantidas e que a “Noite de Guitarra” vai também ter os mesmos padrões de qualidade que caracterizam todos os eventos da plataforma “Moments of Jazz”, que na sua última edição trouxe a Maputo a banda Kool and the Gang.

Desta feita, o palco do Matchiki Tchiki irá receber osguitarristas Jimmy Dludlu, Norman Brown e o convidado especial João Cabral, para além do famoso DJ “Heavy K”, que irá destilar sons durante o “after party” no mesmo local.O concerto, que está sendo preparado ao mínimo detalhe, arrancará precisamente às 19.00 horas quando o autor do disco “Rivers of Dreams”, João Cabral, subir ao palco com os seus companheiros para verterem sons que perpassam a música moçambicana e o jazz. Depois, o mestre Jimmy Dludlu, ainda na boleia do sucesso que tem sido a música “Há Dêva”, do seu último trabalho discográfico – “In The Groove” –, irá fazer subir a temperatura. Jimmy é um verdadeiro leão quando sobe ao palco com a sua guitarra. Norman Brown, que vem lá das Américas, irá coroar o bolo.

 

Vamos torcer para que os três guitarristas, nalgum momento, se façam ao palco ao mesmo tempo! O espectáculo conta com o patrocínio da Vodacom, Banco ABC e parceria com a Engen, Coca-Cola, Bom Garfo, Chitará Sound, Computicket, entre outras instituições.

“Noite de Guitarra” será uma ocasião soberana e única para reunir três grandes homens da viola, cada um com o seu estilo pessoal bem vincado e mais importante ainda é que eles vão interpretar alguns temas mais emblemáticos das suas multifacetadas carreiras.

Jimmy Dludlu, o pai do afro-jazz, iniciou a sua carreira nos meados de 1980, trabalhando com várias bandas sul-africanas, incluindo o grupo Impandze (Suazilândia), o jamaicano Trevor Hall, Kalahari e Satari, do Botswana, entre muitos outros. Tem 7 discos (“Echoes from the past”, “Essence of Rhythm”, “Afrocentric”, “Corners of my soul”, “Portrait”, “Tonota” e “In the Groove”) e acumulou mais de 30 prémios internacionais e nacionais. Aliás, o último prémio foi conquistado no Ngoma Moçambique, depois de conquistar o prémio para Melhor Artista de Jazz Africano no AFRIMA em Lagos, Nigéria.

Norman Brown (nascido em 18 de Dezembro de 1970 em Kansas City, Missouri) é um guitarrista e cantor de jazz americano. Em 1992, Norman Brown lançou o seu álbum de estreia “Just Between Us” pela Mo Jazz. Em 1994 Brown lançou o álbum “After the Storm”, que ganhou sucesso crítico. Em 1996 lançou “Better Days Ahead”, que lhe rendeu um público mais amplo. Em 2000, lançou “Celebration”. “Human Nature” e “Sending My Love” e “Just Chillin” são outros discos deste virtuoso guitarrista.

Por fim, João Cabral, o convidado especial da “Noite da Guitarra” é um nome incontornável quando o tema é música moderna com forte inspiração na música moçambicana, no jazz e música do Oeste africano. É jormado em jazz e produção pela Universidade do Cabo, África do Sul. Com 16 temas, o “River of Dream” é materialização de um sonho de João Cabral que para além de ser músico é professor de música na Escola Superior de Artes da Universidade Eduardo Mondlane, onde antes frequentou e concluiu com sucesso o curso de Licenciatura em Informática.

“Heavy K”, o famoso DJ sul-africano, também irá fazer passear a sua classe numa noite que promete ficar para a história.

Texto de Belmiro Adamugy

belmiro.adamugy@snoticicas.co.mz

Versão-Impressa


Editorial

O Metical
domingo, 18 junho 2017, 00:00
Na semana passada celebrámos o 16 de Junho, dia da criação da nossa moeda, o Metical. Com efeito, o Metical nasceu a 16 de Junho de 1980, num processo de troca do escudo... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 320 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador