“MOMENTS OF JAZZ”: Um palco, três monstros

Jimmy Dludlu, Norman Brown e João Cabral vão provocar um terramoto musical quando na próxima sexta-feira, dia 24 de Março, protagonizarem mais um “Moments of Jazz”. Afinal são três virtuosos guitarristas que, cada um à sua maneira, encontram no jazz mote para verdadeiras proezas musicais.

A BDQ Concertos,produtora do concerto, assegurou ao domingo que todas as condições logísticas, de palco, som e luz estão já garantidas e que a “Noite de Guitarra” vai também ter os mesmos padrões de qualidade que caracterizam todos os eventos da plataforma “Moments of Jazz”, que na sua última edição trouxe a Maputo a banda Kool and the Gang.

Desta feita, o palco do Matchiki Tchiki irá receber osguitarristas Jimmy Dludlu, Norman Brown e o convidado especial João Cabral, para além do famoso DJ “Heavy K”, que irá destilar sons durante o “after party” no mesmo local.O concerto, que está sendo preparado ao mínimo detalhe, arrancará precisamente às 19.00 horas quando o autor do disco “Rivers of Dreams”, João Cabral, subir ao palco com os seus companheiros para verterem sons que perpassam a música moçambicana e o jazz. Depois, o mestre Jimmy Dludlu, ainda na boleia do sucesso que tem sido a música “Há Dêva”, do seu último trabalho discográfico – “In The Groove” –, irá fazer subir a temperatura. Jimmy é um verdadeiro leão quando sobe ao palco com a sua guitarra. Norman Brown, que vem lá das Américas, irá coroar o bolo.

 

Vamos torcer para que os três guitarristas, nalgum momento, se façam ao palco ao mesmo tempo! O espectáculo conta com o patrocínio da Vodacom, Banco ABC e parceria com a Engen, Coca-Cola, Bom Garfo, Chitará Sound, Computicket, entre outras instituições.

“Noite de Guitarra” será uma ocasião soberana e única para reunir três grandes homens da viola, cada um com o seu estilo pessoal bem vincado e mais importante ainda é que eles vão interpretar alguns temas mais emblemáticos das suas multifacetadas carreiras.

Jimmy Dludlu, o pai do afro-jazz, iniciou a sua carreira nos meados de 1980, trabalhando com várias bandas sul-africanas, incluindo o grupo Impandze (Suazilândia), o jamaicano Trevor Hall, Kalahari e Satari, do Botswana, entre muitos outros. Tem 7 discos (“Echoes from the past”, “Essence of Rhythm”, “Afrocentric”, “Corners of my soul”, “Portrait”, “Tonota” e “In the Groove”) e acumulou mais de 30 prémios internacionais e nacionais. Aliás, o último prémio foi conquistado no Ngoma Moçambique, depois de conquistar o prémio para Melhor Artista de Jazz Africano no AFRIMA em Lagos, Nigéria.

Norman Brown (nascido em 18 de Dezembro de 1970 em Kansas City, Missouri) é um guitarrista e cantor de jazz americano. Em 1992, Norman Brown lançou o seu álbum de estreia “Just Between Us” pela Mo Jazz. Em 1994 Brown lançou o álbum “After the Storm”, que ganhou sucesso crítico. Em 1996 lançou “Better Days Ahead”, que lhe rendeu um público mais amplo. Em 2000, lançou “Celebration”. “Human Nature” e “Sending My Love” e “Just Chillin” são outros discos deste virtuoso guitarrista.

Por fim, João Cabral, o convidado especial da “Noite da Guitarra” é um nome incontornável quando o tema é música moderna com forte inspiração na música moçambicana, no jazz e música do Oeste africano. É jormado em jazz e produção pela Universidade do Cabo, África do Sul. Com 16 temas, o “River of Dream” é materialização de um sonho de João Cabral que para além de ser músico é professor de música na Escola Superior de Artes da Universidade Eduardo Mondlane, onde antes frequentou e concluiu com sucesso o curso de Licenciatura em Informática.

“Heavy K”, o famoso DJ sul-africano, também irá fazer passear a sua classe numa noite que promete ficar para a história.

Texto de Belmiro Adamugy

belmiro.adamugy@snoticicas.co.mz

Versão-Impressa


Editorial

O que fazer com tanta madeira apreendida?
domingo, 23 abril 2017, 00:00
O Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) desencadeou há poucos meses uma mega-operação de fiscalização das áreas de corte,... Leia Mais

Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 198 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador