Natal ordeiro, tranquilo e sem fartura na mesa

As celebrações da festa do Natal e Dia da família foram marcadas pela tranquilidade e um consumo relativamente baixo de bebidas alcoólicas. Desta vez, a fartura esteve longe das mesas. Apesar das altas temperaturas, não se verificou a habitual corrida à Praia da Costa do Sol. 

Entretanto, a fronteira de Ressano Garcia, província de Maputo, registou uma afluência no dia 24 de Dezembro de cidadãos oriundos da África do Sul que pretendiam celebrar com as suas famílias.

Várias famílias optaram por passar o Dia da família nas suas residências, organizadas em grupos, transformado desse modo os bairros como epicentro das festividades.

Nas vias públicas era visível a presença de várias equipas da Polícia de Trânsito e de Protecção, assim como municipal, que procuravam garantir a segurança e tranquilidades públicas. Espera-se que esta presença prevaleça até as festividades da transição do ano.

Alguns cidadãos entrevistados pelo domingo afirmaram que devido ao elevado custo de vida, preferiram deixar tudo para a transição do ano, porque não teriam muitas hipóteses para as duas festas.

De resto, nos mercados da cidade e província de Maputo os preços dos principais produtos dispararam, complicando as contas de quem deixou para a véspera do natal a compra de frango, batata, carne, peixe, entre outros alimentos.

A oferta de bebidas alcoólicas e refrigerantes correspondeu, até porque nos últimos dias é possível encontrar um “bottle store” em cada bairro. Mas, frise-se, a capacidade de compra condicionou as festas de muitas famílias.

A título de exemplo, Rui Valente, residente na cidade de Maputo, confessou que não passou o Dia da família como tinha planificado. Mesmo assim, disse que passou bem, visto que conseguiu juntar a maior parte dos membros da sua família.

“Atendendo as dificuldades que o país enfrenta, posso dizer que passamos bem e na medida do possível. Preparamos um pouco de tudo e desfrutamos. Foi bom porque a família está junta, brincamos, comemos e reflectimos sobre o futuro,disse Rui.

Por sua vez, Ana Cossa, que a encontramos ainda a preparar as refeições para a festa, contou que não tinha muita comida porque a família decidiu não convidar ninguém. Tudo porque a grande festa ficou agendada para o dia de transição do ano, onde espera juntar todos os membros da família.

“Agora somos cinco pessoas. No dia 1 de Janeiro de 2016 a casa estará cheia. Achamos melhor assim porque ajuda-nos a poupar o pouco que temos e nos preparar melhor para o final de ano. Até podíamos ter ido a praia mas por causa da confusão preferimos passar aqui em casa”,disse.

SEIS ACIDENTES DE VIAÇÃO

A província e cidade de Maputo registaram de 24 a 26 de Dezembro, seis acidentes de viação, sendo dois na capital do país. Estes sinistros causaram a morte de seis pessoas.

Em relação a província de Maputo, os acidentes envolveram viaturas ligeiras de transporte de passageiros. Uma das causas destes acidentes é o excesso de velocidade.

O porta-voz da Polícia da República de Moçambique, na província de Maputo, Emídio Mabunda, disse que um indivíduo de 48 anos está detido por ter ateado fogo na residência do seu vizinho, no bairro kongholote, Município da Matola.  

Mabunda disse ainda que três indivíduos encontram-se encarcerados no posto policial de Ressano Garcia, distrito de Moamba. Os mesmos fazem parte dum grupo de quatro que teriam se introduzido numa viatura dum cidadão sul-africano, residente em Moçambique, onde teriam se apoderado de uma pasta que continha oito mil Randes.

80 PESSOAS ATENDIDAS NOS HOSPITAIS

Cerca de 80 doentes vítimas de acidentes de viação deram entrada nos hospitais Central de Maputo e Geral José Macamo, entre os dias 24 e 26 de Dezembro, corrente. Só o Hospital José Macamo recebeu 39 doentes, sendo 25 entre os dias 24 e 25, e 14 entre 25 e 26. Nenhum destes ficou internado, mas devido a gravidade das lesões seis foram transferidos para o Hospital Central de Maputo.

Ainda no rol das incidências, o Hospital Geral José Macamo atendeu 67 doentes vítimas de agressão física.

Enquanto isso, o Hospital Central de Maputo atendeu 41 pessoas vítimas de acidente de viação, destes 11 ficaram internatos, sendo que três foram submetidas a pequenas cirurgias. Tirando estes casos, as autoridades da Saúde caracterizaram de calma a situação, apelando para que se mantenha esse espírito durante a passagem do fim de ano.

Nyusi felicita cristãos

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi endereçou uma mensagem aos cristãos no âmbito das celebrações natalícias em que exalta o papel da família na promoção e protecção dos valores da paz, concórdia, fraternidade e generosidade.

Em mensagem enviada a nossa Redacção, o Chefe de Estado diz que sendo a família célula base da sociedade, é a fonte de criação e promoção de valores cívicos e religiosos que contribuem para a tolerância e respeito pela diferença entre cidadãos.

“O nosso Governo associa-se a todos os moçambicanos, em geral, e aos Cristãos, em particular, pelo Natal, exortando que na unidade, coesão e harmonia social, promovamos o perdão, a reconciliação e a solidariedade, como pressupostos essenciais para a construção da paz, prosperidade e justiça social para todos”,refere a mensagem do Presidente da República.

Na mesma missiva, o estadista moçambicano endereça palavras de conforto e solidariedade a todos os compatriotas que se encontram enfermos, privados de liberdade, desamparados, ou os que de alguma forma, estejam distantes do seu lar e da pátria, desejando que regressem o mais cedo possível ao convívio familiar.

O Presidente da República felicita a todos os cidadãos recentemente amnistiados e solicita a sociedade para que os acolha e ressocialize, apoiando-os a não reincidirem nos erros do passado.

 

Editorial

A (in)verdade desportiva
domingo, 15 outubro 2017, 00:00
As notícias que nos chegam do Norte do país futebolístico não abonam a nosso favor. Depois de muitas denúncias e acusações não esclarecidas com... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 450 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador