A província de Nampula, concretamente Mossuril e Ilha de Moçambique,  vai exibir entre os dias 7 a 10 de Julho próximo, o Mossuril Film Festival. Mais de dez filmes do Brasil, Moçambique e Reino Unido serão exibidos de graça, em trinta e duas sessões ao longo de quatro dias.

O evento será um dos primeiros na área cinematográfica e vai levar o cinema para dois distritos rurais

Por forma a dar sustentabilidade ao festival, os organizadores estão a procura de fundos.  "A campanha que estamos a fazer vai permitir a criação de postos de emprego durante o festival. Precisamos de gente para áreas de marketing, pessoal em part-time que possa ajudar nas outras componentes de produção”, explica Alex Macbeth, director e fundador do festival.

Macbeth disse que o festival já conta com parceiros nacionais e internacionais, incluindo o Instituto de Cinema de Moçambique( INAC), Festival do Rio e Edinburgh Napier University. “ A campanha que lançamos tem como finalidade obter mil e duzentos euros para custear a produção.
O Mossuril Film Festivalvai usar quatro locais,  incluindo o Património Mundial e mundialmente famoso Fortaleza na Ilha de Moçambique, um dos mais antigos edifícios europeus no Hemisfério Sul , assim como  dois locais rurais de Mossuril, há  8 km sobre a baía do ex- capital de Moçambique. Mais de dez filmes do Brasil, Moçambique e Reino Unido serão exibidos de graça, um total de trinta e duas sessões ao longo de quatro dias.
"Esperamos que o festival se torne uma plataforma para o turismo sustentável e o crescimento da mídia na área", diz o co-fundador, o escritor e director da Fundação Teran Lisa St Aubin de Teran

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique