Dois músicos de créditos firmados ‒Deodato Siquir e Steinar Aadnekvam ‒vão protagonizar, dia 24 do mês em curso, no Teatro Avenida, um concerto intimista que levará os espectadores para uma viagem de canções e sons de vários quadrantes do mundo.

A música, como se sabe, é uma manifestação sublime onde o homem transcende a experiência individual e se “aproxima” do sagrado. Os dois músicos ‒acompanhados pelo baixista Nené ‒têm condições bastantes para garantir uma viagem pelo interior das almas e dos mundos individuais.

Deodato Siquir tem já uma longa experiência na área musical. Antes de fixar arrais pela Escandinávia, trabalhou com vários artistas nacionais. JASDE, que foi vencedora do primeiro concurso de talentos em 1990 pela AMMO, “Sungura Tswa”, banda Mozafro, Baba Harris, Tchika, Dua, Paulo Wilson, Stewart Sukuma, entre muitos outros.

Na arena internacional tem colaborado com a Vilnius Jazz Orchestra, World Music Orchestra, Malmo Symphony Orchestra, Candido Xerinda, Celso Paco, David Back, Etienne Mbappe e Ivan Mazuze, entre outros.

Tem dois discos ‒está a trabalhar no seu terceiro álbum de originais ‒“Balanço” (2007) e “Mutema” (2011). Com “Balanço” foi prémio Revelação no Ngoma - 2008. Ambos os discos tiveram boa recepção e ficaram algum tempo entre os primeiros no World Music Charts Europe na categória de Jazz e World Music.

Steinar Aadnekvam, nascido em Bergen - Noruega, um dos guitarristas mais talentosos no jazz escandinavo na última década. Aadnekvam é graduado pela Royal College of Music - Estocolmo, Suécia, e conta já com seis álbuns nos quais os últimos três em colaboração com Deodato Siquir e Ruben Farias, no projecto denominado Freedoms Trio e já protagonizaram dezenas de concertos nos últimos três anos. Recentemente apresentaram-se no NAMM Show 2019 em Los Angels, EUA.

TEXTO DE BELMIRO ADAMUGY

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 63,6 64,83
ZAR 4,56 4,65
EUR 71,57 72,96

11.04.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 219 visitante(s) ligado(s) ao Jornal

+ lidas