Concertos de nível internacional já viraram rotina entre nós. Artistas como George Benson, Richard Bona, Marcus Miller ou Lee Ritenour actuaram intra-muros. A Plataforma Moments of Jazz da BDQ Concertos, é um verdadeiro achado.

E fazendo jus ao facto, nesta ponta final do ano, Moments of Jazz brindou-nos com as actuações da moçambicana Lyshannie, da sul-africana Lira e dos norte-americanos The Whispers, num espectáculo realizado no Campus da Universidade Eduardo Mondlane. Sérgio Butler foi o DJ em serviço enquanto  Jorge Ribeiro fazia de MC.

Como tem sido apanágio das produções da BDQ, o concerto começou a horas e foi a jovem Lyshannie quem teve a responsabilidade de aquecer o ambiente. Acompanhada pelos instrumentistas Joaquim na bateria, Sérgio no baixo, Dito na Guitarra, Venâncio nos teclados e Helena e Vekina nos coros, a jovem interpretou cinco temas, nomeadamente “Nidjula Ku Tchata” (Quero casar), “Despedida de Solteiro” e “Sonho Realizado’, todas da sua autoria e ainda “A Gwala” (A bebida) de Xidiminguana e “Chikongolotana” da Mingas.

Explorando música moçambicana com pinceladas de jazz, Lyshannie, que canta profissionalmente desde 2014, logrou prender as atenções do público que a recebeu expectante mas também acolhedor.

No final ela mesma reconheceu que “fiquei agradavelmente surpreendida com a reacção do público que me recebeu de braços abertos”. Noutro desenvolvimento disse que “actuar no Moments of Jazz foi a realização de um sonho”.

Texto de Belmiro Adamugy

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique

Mais lidas