Fora dos palcos é outra pessoa completamente diferente. Meio tímido, gago… reservado e comedido no que diz. Sente-se mais à vontade perante os que com ele partilham o quotidiano. Mas, em palco, vira outra pessoa. Encarna o ser artístico e espanta a gaguez, tirando a voz em jeito de rima, transmitindo mensagens, várias mensagens, que vão desde o amor, aconselhamento, ao apelo social. Este é o jovem rapper moçambicano Simba Sitói. A sua experiência, nacional e internacional, fez dele ao longo dos anos um cantor que trata o palco por tu, o que lhe permite melhor diálogo com o público. A sua performance fá-lo merecer convites para participar nos discos e actuar com músicos como Moreira Chonguiça, Jimmy Dludlu, entre outros.

Startupper Total é como se denomina o concurso que tem como finalidade reconhecer e premiar o melhor inovador do ano. Promovido pela total e tendo como Embaixadora, Esperança Bias, o Startupper Total tem como slogan: Energizando as suas ideias.

Inaugurou na última sexta-feira, na Fortaleza de Maputo, a exposição fotográfica denominada“Madrinhas de Guerra”. Da autoria de Amilton Neves, a mostra é um projecto que conta a história das mulheres moçambicanas que participaram no Movimento Nacional Feminino de 1961-1974. Estas mulheres foram patrocinadas pelo Governo português para fornecer apoio moral aos soldados que lutavam nas linhas de frente durante a guerra de Independência de Moçambique. Muitas delas foram recompensadas com posições influentes na sociedade e nas classes mais altas e algumas receberam até casas dadas pelo Governo português.

Desenhada por Maria Gabriela Arragão, a galeria está dividida em dois. Sendo o primeiro espaço dedicado à pintura, literatura e escultura. E o segundo espaço denominado Mussiro.

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique