No final do ano passado, a Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) renovou os rostos que a representam. Carlos Paradona Rufino Roque é o novo secretário-geral, que dá sequência ao trabalho do renomado escritor Ungulani Ba Ka Khosa. Numa curta conversa com domingo falou dos seus planos para a agremiação. No calor do diálogo, ele admitiu que se sente parte do edifício, pois foi naquela casa que cresceu literariamente desde a sua fundação, passando pela sua colaboração na revista Charrua e os jantares literários. O escritor, que publicou poesia e prosa, explicou uma das causas da morte da literatura de combate: um apelo de Samora Machel à juventude para que “escrevesse coisas novas”. 

A cantora congolesa M´Bilia Bel vem a Moçambique, concretamente Maputo, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, para realizar um concerto no dia 14 de Fevereiro, Dia dos Namorados. Ela promete muitas surpresas e deseja aprender a música moçambicana.

Numa parceria entre a Helpo e a Embaixada de Portugal em Moçambique, inaugura- -se no dia 13 de Fevereiro, pelas 18.00 horas, no Camões ‒ Centro Cultural Português em Maputo, a exposição “Futuros Presidentes de Moçambique”. Um trabalho assinado pelo fotógrafoLuís Mileu e pelo escritor Ricardo Henriques que, durante duas semanas, estiveram em Cabo Delgado e em Nampula a convite da Helpo para captar a realidade em que vivem muitas crianças moçambicanas.

Em Marracuene houve festa e das grandes. Uma festa colorida pela presença do Governo, sociedade civil, artistas e diferentes comunidades. Celebravam-se 124 anos da batalha de Gwaza Muthini em oposição à penetração estrangeira em Moçambique. 

Quando poucos olhavam para os artistas que se dirigiam à Rádio Clube para despertar, serem descobertos e mostrar a sua criatividade, um homem generoso, atencioso e de voz grossa esquecia tudo e dedicava atenção especial aos jovens principiantes na música. Trabalhava, vivia e convivia com eles, como se de irmãos, filhos se tratassem. Deu oportunidade a alguns para gravarem pela primeira vez. Alguns desistiram, mas muitos ganharam o gosto e não mais pararam. O seu nome é António Alves Fonseca.

Page 1 of 3
Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique

Mais lidas